top of page
  • Foto do escritorCoris Vascular

EMBOLIZAÇÃO INFLAMATÓRIA

Dor persistente no joelho: como o cirurgião vascular pode te ajudar... o Dr. Rafael Narciso Franklin, da Clínica Coris Vascular e Hospital Baía Sul explica sobre embolizações inflamatórias.


EMBOLIZAÇÃO INFLAMATÓRIA


O joelho é uma das articulações mais comumente acometidas por doenças degenerativas, sendo muito frequente a associação de dor persistente e determinando incapacidade nas atividades do dia a dia. A degradação gradual da cartilagem muitas vezes resulta em um ciclo de alterações progressivas da cartilagem do joelho, com a liberação de mediadores inflamatórios, hipertrofia sinovial e formação de novos vasos sanguíneos locais (angiogênese). Uma grande parcela da população vai enfrentar estes sintomas ao longo da vida, sendo que o médico ortopedista e o médico reumatologista são os especialistas mais capacitados para realizar a investigação clínica e otimizar o tratamento apropriado. O uso de agentes analgésicos, anti-inflamatórios, repositores de cartilagem, fisioterapia, readequação de atividades, bem como, procedimentos minimamente invasivos e cirúrgicos podem ser indicados no tratamento.


Alguns pacientes apresentam dor persistente mesmo após a instituição de tratamento especializado e otimizado pelo seu médico especialista. Nestes casos a embolização pode ser uma opção muito interessante e que vem demostrando cada vez resultados mais animadores. Ela pode ajudar a aliviar os sintomas associados à inflamação, como a dor e restrição articular, bem como melhorar a qualidade de vida dos pacientes a curto e a longo prazo. Estudos tem demonstrado alta taxa de sucesso no joelho de até 85-90% em casos selecionados.


A embolização inflamatória é um procedimento médico realizado para tratar condições inflamatórias ou vascularmente ativas em diferentes partes do corpo, sendo mais comum na articulação do joelho, ombro e quadril. A embolização é um procedimento minimamente invasivo que envolve a inserção de um pequeno cateter, através do qual o médico injeta agentes embólicos, como pequenas partículas ou agentes químicos, diretamente nas artérias ou vasos sanguíneos anormais. Esses agentes são projetados para bloquear ou reduzir o fluxo sanguíneo para a área afetada, interrompendo assim o suprimento de sangue que está contribuindo para a inflamação.


Se você está enfrentando problemas no joelho, com dor e restrição de suas atividades cotidianas, é muito importante procurar a orientação de um especialista em ortopedia para avaliar sua condição, determinar a causa da inflamação e recomendar o tratamento apropriado com base em suas necessidades individuais. Se você sofre com dores em articulações, por mais de seis meses, e que não estão aliviando com fisioterapia ou remédios, você pode ser um candidato a realizar a embolização inflamatória. Converse com seu especialista.


A Coris Vascular e o Hospital Baia Sul são centros de referência no tratamento de doenças vasculares e ortopédicas, com time especializado em procedimentos minimamente invasivos e embolizações, inclusive as embolizações inflamatórias.




Imagem ilustrativa: Paciente com dor persistente, com processo inflamatório no joelho, sendo submetido ao cateterismo das artérias geniculares (joelho) e seguido de embolização super-seletiva das áreas de inflamação e neovascularização.






28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page